|

domingo, janeiro 09, 2005

Um por todos, todos por Sousa Santos

O Público de 8 de Janeiro contém um texto, Filomena Mónica "Lendo" Boaventura Sousa Santos: nem debate sociológico nem crítica literária.

Este é resposta ao artigo de Maria Filomena Mónica publicado no mesmo jornal em 4 de Dezembro passado, O Sociólogo-Poeta Boaventura Sousa Santos.

Dois reparos.

  1. Não é curioso que Sousa Santos tenha por hábito ser defendido por terceiros de forma tão organizada? O artigo de dia 8/1/2005 é assinado nada menos que por Ana Gabriela Macedo, Ana Luísa Amaral, Armando Silva Carvalho, Bernardo Pinto de Almeida, Celina Manita, Diana Andringa, Fernanda Gil Costa, Francisco Louçã, Gabriela Moita, Gastão Cruz, Helder Macedo, Helena Carvalhão Buescu, Helga Moreira, Isabel Allegro de Magalhães, Isabel Pires de Lima, João Ferreira Duarte, João Teixeira Lopes, Manuel Gusmão, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Miguel Vale de Almeida, Paula Morão, Rosa Maria Martelo e Teolinda Gersão.
  2. Não merecerá comentário a citação que Mónica oferece, da introdução a um manual escolar da autoria de Sousa Santos, que transcrevo a seguir?
"Partindo deste manual, os docentes podem fomentar a capacidade de espanto e mesmo de indignação, elementos que em meu entender devem estar no cerne de um projecto educativo adequado ao tempo presente. Trata-se de um projecto orientado para combater a trivialização do sofrimento, por via da produção de imagens desestabilizadoras a partir do passado concebido não como fatalidade, mas como produto da iniciativa humana. Um passado que, tendo opções, não optou pelas que evitariam o sofrimento que foi e continua a ser infligido a grupos sociais tão vastos, em todo o mundo, e à própria natureza".

1 Comments:

Blogger Nancy Brown said...

É escandalosa a crítica dos "seguidores" ao artigo de Filomena Mónica, contudo digamos que a primeira parte do artigo de Filomena Mónica também não prima pela decência "crítica". Tanto uns como outros fizeram um mau trabalho, o que não invalida o meu distanciamento acerca do pensamento do Prof.. Normalmente quando um "intelectual" se esconde atrás de conceptualizações imperceptíveis, não é normalmente merecedor das minhas simpatias e é o caso de Boaventura Sousa Santos. As citações que Filomena Mónica comenta, são um bom exemplo disso.

segunda-feira, 17 janeiro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home


Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com