|

quinta-feira, setembro 14, 2006

O Regresso à Aritmética

Do Público de hoje, cito José Manuel fernandes (texto completo aqui):

"Um relatório americano acaba de propor um regresso às origens no ensino da Matemática.
O que passa por ensinar bem aritmética e valorizar tanto a tabuada como divisões com números decimais. Sem a ajuda de máquinas calculadoras

Em 1989, o Conselho Nacional dos Professores de Matemática dos Estados Unidos produziu uma recomendação sobre a forma como a disciplina devia ser ensinada que, entre outros pontos polémicos, aconselhava a que as crianças fossem ensinadas a utilizar máquinas de calcular logo no pré-escolar ou mesmo nos jardins-de-infância.

Operações aritméticas simples, como dividir 120 por 40, deviam ser resolvidas não pelos métodos clássicos, mas fazendo as crianças "descobrir" a solução utilizando conjuntos de círculos."

Quando esta mudança vem do farol do eduquês (NCTM), apetece gritar: Ainda há esperança!

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com