|

quarta-feira, abril 12, 2006

Angola Portugal

No Público de hoje:

Jornal de Angola e Angop atacam Estado português
Maria José Oliveira

Editorial anónimo critica cobertura jornalística da visita
de Sócrates a Angola
e fala em "fantasmas
do colonialismo"

O Jornal de Angola e a agência de notícias Angop, ambos órgãos de informação estatais, criticaram violentamente o Estado português aludindo implicitamente ao processo Casa Pia e apontando a existência de uma "lista dos corruptos" que "crescem como cogumelos".

Intitulado "As feridas da liberdade", o texto, não assinado, serviu de editorial à edição de ontem do diário angolano e foi colocado em linha pela agência de notícias na secção de Política. Apresentando-se como uma réplica ao "coro de insultos" e a "toda a espécie de mentiras" alegadamente desencadeados pela comunicação social portuguesa na cobertura da visita do primeiro-ministro José Sócrates a Angola (de 4 a 7 deste mês), o artigo destaca: "Nenhum jornalista angolano, nenhum comentador, nenhum líder de opinião lembrou à comitiva portuguesa que o direito ao emprego faz parte do elenco dos direitos humanos. Ninguém se lembrou de invectivar os governantes portugueses por terem permitido que crianças à guarda do Estado português tivessem sido abusadas sexualmente. Ninguém fez a lista dos corruptos que, segundo magistrados portugueses, crescem como cogumelos à sombra do aparelho de Estado e estão a exaurir a riqueza de Portugal." E questiona: "O que aconteceria em Portugal se o tivéssemos feito?"

Sócrates não comenta

O PÚBLICO contactou o gabinete de José Sócrates para tentar obter uma reacção a estas acusações, mas o assessor de imprensa do primeiro-ministro, David Damião, disse desconhecer o texto em causa. Apesar disso, adiantou a recusa de Sócrates em fazer qualquer comentário. Carneiro Jacinto, assessor do ministro dos Negócios Estrangeiros, remeteu esta matéria para o gabinete do primeiro-ministro, lembrando que o artigo foi publicado na sequência da visita de Sócrates a Angola.

O PÚBLICO tentou igualmente contactar o adido de imprensa da embaixada de Angola, Ramiro Barreira, mas tal não foi possível até à hora de fecho desta edição.
O texto começa por notar que a visita de Sócrates "foi um êxito", para depois atacar a cobertura jornalística portuguesa, que, pode ler-se, é tributária dos "fantasmas do colonialismo", do "racismo" e da "ignorância". Quanto aos "líderes de opinião" que têm desenvolvido uma "campanha caluniosa", lê-se, é somente nomeado José Manuel Fernandes, director do PÚBLICO, que "sem nunca ter posto os pés" em Angola "destila em forma de escrita canhestra opiniões fundadas na ignorância e na provocação".

Na passada sexta-feira, José Manuel Fernandes escreveu um editorial titulado "O outro lado de Angola", no qual criticava o facto de a visita de Sócrates não incluir na sua agenda o tema dos direitos humanos. Na mesma edição, foram publicados textos que davam conta de casos de violação dos direitos humanos, com destaque para situações verificadas no enclave de Cabinda.

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com